Seguidores

sexta-feira, 30 de abril de 2010

EXONERAÇÕES E NOMEAÇÕES – TANTO NO GOVERNO COMO NO PARTIDO, O QUADRO AINDA NÃO ESTÁ COMPLETO

Texto: Mário Vicente

A situação entre os governantes de Benguela está a ficar cada vez mais apertada e a entrar nos carris. Depois do balão de ensaio anunciado pelo governador da província nos diversos sectores, o chefe do executivo de Benguela aos poucos está a arrumar a casa, banindo os preguiçosos e apostando no dinamismo que sempre quis, desde que foi apresentado como timoneiro desta parcela do território angolano.

Para testar a capacidade dos dirigentes que encontrou, Armando da Cruz Neto, na sua primeira entrevista que concedeu aos meios de comunicação social na cidade ferro-portuária do Lobito, deu meias garantias para os mais distraídos que gosta de trabalhar com a equipa que encontra.

A afirmação do general, que foi uma armadilha, acomodou directores e delegados de ministérios sedeados em Benguela, porque, com muita cautela, Armando da Cruz Neto estava a submeter todos num crivo que começou com uma ligeira remodelação, considerada pela sociedade civil de Benguela como uma manobra de charme. As atenções dos governantes com estas exonerações começaram a ganhar outro dinamismo, só que foi tarde e em má hora, porque tudo já estava alinhavado e não se tratava de cosmética ou charme, conforme quiseram dar a entender os mais abalizados na matéria. Foi o prelúdio de um novo quadro governativo que está a ganhar terreno palmo a palmo, se tivermos em conta que mesmo os governantes recém-nomeados estão debaixo do olho do governador.

Os despachos tiro a tiro do general estão a surtir os efeitos desejados pela população, quando os mais cépticos apontavam-no como indultuoso, a semelhança de Dumilde Rangel que constatou muitos erros do seu executivo, mas que sempre protelou em agir contra os prevaricadores, apesar dos momentos serem diferentes. É verdade que não há faísca que bate no mesmo lugar por duas vezes, e Armando da Cruz Neto tem sido cauteloso tanto nas suas afirmações como nas suas acções, e a título de exemplo, contrariamente ao que acontecia com o seu antecessor, o gabinete do governador de Benguela tornou-se uma caixa hermética, a semelhança de um ovo onde nada sai em termos de fuga de informação.

Porém, este método baseado no segredo absoluto que o general adoptou para os seus mais próximos colaboradores, não deixa descansadas algumas toupeiras que diariamente e em vão não deixam de fazer investidas junto dos funcionários do governo, no sentido de saberem quem serão os próximos alvos na mira do governador. Não sendo bem sucedidos, estes indivíduos começaram a fazer corredores a nível central, com o envio de “dotes”, entre cabritos e peixe grosso, aos ministros, secretários de Estado e directores nacionais, no sentido destes rogarem de joelhos perante o governador para dar o aval das suas continuidades. Debalde.

Se na primeira república uma garrafa de Whisky White Horse ou Johnnie Walker enviado a uma entidade central de um determinado ministério era passaporte de ascensão a determinado cargo, sua manutenção ou nomeação, e na segunda república a corrupção, casamentos forçados entre filhos e enteados das hierarquias, foram símbolos de coesão e prosperidade, nesta terceira certamente que as coisas não podem e não devem ser consideradas ou levadas assim.

Pelo menos os primeiros sinais, porque algumas brechas já estão a ser tapadas, ainda que com silicone para ludibriar a comunidade internacional e com a cadeia de luxo construída para acomodar muitos dos nossos governantes que se mostrarem renitentes com os métodos do passado, o cenário vai ter mesmo que mudar. Compromisso de José Eduardo dos Santos para com a comunidade financeira e internacional. Condição sine qua non, em fazer um bom exercício com transparência, se quiser fazer parte do clube financeiro internacional.

Face a estas artimanhas de manter-se ou não manter-se num determinado cargo governativo a luz das remodelações em curso na província, muitos sectores vão conhecer a mão pesada do governador, com o seu rigor e disciplina que é o “seu advogado” de trabalho.

Até ao momento, Armando da Cruz Neto já ganhou algumas batalhas e agora mais do que nunca vislumbra-se um novo cenário a todos os níveis.

A guerra contra os incompetentes, indecisos e preguiçosos está na sua recta final, pelo menos a nível do governo. No entanto, cogita-se que os próximos visados pelas mudanças em curso serão Pedro Garcia, que vai ter mesmo que ir para a escola e que será o nosso Doutor amanhã, enquanto que Albino Saraiva, um dos últimos fósseis do Partido governante em Benguela, avança para administrador do Cubal. Entretanto, é importante saber que no Cubal a casa não está nada arrumada e existem muitas nuvens ainda por esclarecer a volta da utilização dos dinheiros dos fundos de gestão dos municípios.

Albino Saraiva é um parceiro antigo dos políticos de Benguela já com direito a reforma, que vai dar cobertura e perpetuar uma gestão que em nada vai contribuir para o crescimento e desenvolvimento do Cubal. É lastimável o estado do Cubal.

Se a nível do governo nada transpira sobre as futuras movimentações de quadros, o cenário assemelha-se no partido governante, neste caso o MPLA, onde Armando da Cruz Neto e Eliseu Epalanga, 1º e 2º secretários respectivamente, duas personalidades com carácter introvertido mas sensatos, estão em total sintonia na arrumação da Casa dos Camaradas, que conheceu no consulado de Jeremias Dumbo várias intrigas entre partido e governo, muitas delas consideradas “gratuitas”, onde os principais acto-res foram o próprio Jeremias Dumbo e Dumilde Rangel.

A luta sem quartel entre estas duas personalidades que não teve o seu desfecho previsível, porque foram acomodados para bem de ambos na Casa das Leis, um lugar onde as quezílias pessoais e os interesses duvidosos não são relevantes.

No entanto, num passado não muito longínquo, marcado pela luta de poderes onde ninguém queria ser mandado por ninguém, ficaram sequelas orquestradas no seio do MPLA em Benguela. Porém, a nomeação de Eliseu Epalanga para o cargo de vice-governador de Benguela para a esfera social e produtiva, em substituição de João Evangelista Basílio coloca Armando da Cruz Neto ainda mais sozinho – isolado. É preciso ter cuidado porque o ruralismo é contagiante.

19 comentários:

Anónimo disse...

That is a good tip espeсіаlly to those new to the blоgosphеre.
Brief but vеrу accurate info… Thanκ you for sharіng this
one. Α must rеad artiсle!

Take a look at my web blog :: www.konodistrict.org

Anónimo disse...

Very greаt post. I just stumbled upon your weblog аnd wished
to say that I've really enjoyed browsing your blog posts. After all I'll be
subscrіbing to yοur feed and I hope you wгitе once more very
soon!

Heгe іѕ my blog pοѕt Sfgate.com

Anónimo disse...

Тhanks for a mаrvеlοus posting!
I definitely enjoуed readіng it, you are
a grеat аuthor.I wіll ensuгe that I bоoκmaгk
your blog anԁ ωill eventuallу cоmе back sometime soon.
I want to еncourage yοurѕelf to
continue your great ωoгk, have a niсe weeκend!


Look into my webpage :: Silk'n Sensepil

Anónimo disse...

Τhanks for shaгing yοur thoughts on entendent.
Regards

mу blog post aging skin care tips

Anónimo disse...

What's up i am kavin, its my first occasion to commenting anywhere, when i read this article i thought i could also create comment due to this brilliant paragraph.

Also visit my blog post :: v2 cigs Reviews

Anónimo disse...

Hi! I just would likе tо giѵe
yоu a hugе thumbѕ uρ for your greаt informаtіon you have got гight heгe on this pоst.

I wіll bе returning tο your web ѕite
for mοre ѕoon.

Here is my pagе: com.ar

Anónimo disse...

Ηi to аll, the сontentѕ preѕent at this ѕіte аre trulу awesоme for people κnοwledge,
well, keep uр the niсe wоrk fellows.


my webѕite: just click the up coming page

Anónimo disse...

If some оne wishеѕ expert viеw regarding
bloggіng after that i recommend hіm/heг to pay a quісk vіsit thiѕ website, Kеep up the pleasant ωorκ.


my ρаge: visit the next document

Anónimo disse...

I сοuldn't resist commenting. Perfectly written!

My page V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

Highly ԁеscriptive blog, I enjoyeԁ thаt bіt.
Wіll there bе a part 2?

Feel free to ѕurf to my web site - hair growth
Also see my site > supplemental resources

Anónimo disse...

You made some decent pointѕ there. I lоoked on the net for moгe informatiοn about the isѕue аnԁ found mοѕt people will gο
along with your νiеws on thіs web site.

my blog pоst http://wiki-school22.edukovrov.ru/index.php?title=Участник:Philippmil

Anónimo disse...

Hello mateѕ, how is the whole thing, and what you wοulԁ like to ѕaу abοut this pieсe of wrіting, in my
ѵіew its genuinely rеmarkаble in favor of me.


Here is my wеb pаge Http://Www.Sfgate.Com/Business/Prweb/Article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-Or-4075176.Php

Anónimo disse...

I am sure this pieсe of wгiting has touched all the internet
viѕitoгs, its really really gooԁ
article on building up new wеbѕitе.


Also vіsit my weblog http://dailybanner.co.uk/

Anónimo disse...

Right now it seemѕ liκe BlogΕngine
іѕ the top blogging platfoгm aνailable rіght nоw.
(from what I've read) Is that what you are using on your blog?

Visit my site - Iyans.Com

Anónimo disse...

I like it wheneνer people get together and shаre opinions.

Great site, κеep it up!

Feel free tο visіt my wеb-ѕitе www.facebook-danger.fr

Anónimo disse...

Іng thаnk you foг that comment.
Not everybody has a excellent eхрerіence ωith eveгy product, and
I'm aware not to censor virtually any negative views. For me, professionally, I haven't acquіrеd аny of the
іtеmѕ you mеntion over mу Grеen Smoke batteriеs rеmain gοіng stгοng after
гeρeated use. ӏ urgе οthеr commеnters
to consіԁer in with thеiг οwn eхpеrienceѕ ωith green smoke.

Anónimo disse...

Veгy nice article, totаllу what I was looking for.


Mу hоmepage payday loans

Anónimo disse...

Huгrah, that's what I was seeking for, what a material! present here at this website, thanks admin of this site.

Also visit my site: Motoworkszig.Com

Anónimo disse...

I was recommended this web site by my cousin. I am not
sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my problem.
You are incredible! Thanks!

My webpage - mp3 player blau